segunda-feira, 30 de maio de 2016

IFRN oferta 472 vagas para cursos de graduação via SISU

A Pró-Reitoria de Ensino divulgou no final da tarde de quarta-feira (25), o Edital Nº 16/2016 referente ao processo seletivo para os cursos de graduação via SISU.

IFRN oferta 472 vagas para cursos de graduação via SISUEstão sendo ofertadas 472 vagas, sendo 158 para cursos de licenciatura e 314 para cursos de tecnologia, entre oito campi do IFRN: Natal-Central; Natal-Zona Norte; Macau; Mossoró; Pau dos Ferros; Santa Cruz; Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. As inscrições serão realizadas através do site do SISU entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O Processo Seletivo para ingresso prevê início das aulas para o 2º semestre letivo de 2016.  

Durante sua inscrição o candidato deve especificar em qual perfil se encaixa, podendo ser: 
a) Ampla Concorrência.
b) L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

c) L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

d) L3 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

e) L4 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). 


O resultado final, que será publicado no dia 6 de junho de 2016, será divulgado em cinco listas de candidatos classificados para as vagas ofertadas: uma geral/ampla concorrência e quatro listas diferenciadas, conforme especificações nos perfis acima.

Os alunos selecionados terão os dias 10, 13 e 14 de junho para realizar a matrícula na Diretoria Acadêmica responsável pelo seu curso, nos horários estabelecidos no Anexo I do Edital. 

Fonte: IFRN

MEC assegura manutenção do Fies e do Pronatec para o segundo semestre, com novas inscrições

O Ministério da Educação reafirma a manutenção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e esclarece:
1. O ministro Mendonça Filho afirma que encontrou o Fies sem recursos para novas vagas, mas negociou com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a liberação necessária para garantir as inscrições no segundo semestre deste ano.
2. Com a garantia de recursos, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o fim de junho próximo, anunciar o processo das novas inscrições do Fies para este ano.
3. Com relação ao Pronatec, o ministro confirma que o governo de Dilma Rousseff deixou o programa sem orçamento para 2016. Mas reafirma que ele não será interrompido. O MEC busca outra solução com o Sistema S, o que vai assegurar as vagas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Seleção Unificada oferecerá 56 mil vagas em 65 instituições; inscrições começam hoje

Começa hoje as inscrições para os candidatos a vagas na educação superior pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação pela a segunda edição de 2016. O prazo vai até as 23h59 do dia 2 de junho, respeitando o horário de Brasília, como estabelece o edital publicado nesta quarta-feira, 25.
Serão oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Os resultados serão divulgados no dia 6 de junho, em uma única chamada. Não há cobrança de taxa de inscrição.
A inscrição para esta segunda edição de 2016 do Sisu está restrita aos estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e que tenham tirado nota acima de zero na redação. Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
As inscrições devem ser feitas na página do Sisu na internet.
Edital nº 60/2016, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, que define o processo de seleção unificada para este primeiro semestre, foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, 25.
]
Acesse a página do Sisu na internet
Confira o edital, publicado no Diário Oficial


Fonte: MEC

Comitiva do 9º ano visita Pólo do IFRN em Santa Cruz-RN

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici estiveram no inicio deste mês no município de Santa Cruz, onde puderam visitar o pólo regional do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte).

O objetivo da visita dos alunos ao Instituto Federal foi para garantir a confirmação das inscrições  dos mesmos no Curso de Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (PROITEC) na modalidade a distância que prepara os estudantes por meio de livro, fascículos e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado ministrado pelo IFRN.

Na ocasião os alunos além de receber o material de estudo, ainda tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do polo.  

Alunos participam da campanha nacional contra o abuso e exploração sexual

As atividades foram realizadas no último dia 18 de Maio em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o CRAS e contaram com a participação dos alunos da Escola Municipal Presidente Emílio Garrastazu Médici que se mobilizaram em apoio ao Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes inclusive indo as ruas da cidade para explanar a importância do tema trabalhado.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.


 A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.